sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

N A T A L


Espero que tenham tido um

Santo e Feliz Natal,

rodeado da vossa família, celebrando o nascimento de Jesus...


Inté

A primeira actividade enquanto GJ (cont.)

Com o sol como companhia, mais uma tarde foi bem passada no Refeitório Social. A nossa única dúvida era: "será que as actividades preparadas para hoje vão resultar".

Estavamos a contar com pelo menos os mesmos do dia anterior. Infelizmente apenas 3 apareceram. Mas sabemos que apenas não foram porque estavam nos preparativos para o seu Natal. Mas nada nos desanimou...aproveitamos a "teia" criada no dia anterior e cada jovem adoptou um jogo e um utente e passamos a tarde na jogatina :) bem acompanhados por uma música de fundo de guitarra.
Achei extraordinária a alegria e entrega dos cerca de 11 jovens que em dois dias fizeram algumas pessoas mais felizes e eles proprios se sentiram bem consigo próprios. Foi uma verdadeira preparação para o Natal, onde o que interessa é doarmo-nos e fazermos felizes os outros. Lembremos-nos que "O que despreza ao seu próximo peca, mas o que se compadece dos humildes é bem-aventurado".
Sejamos pois todos bem-aventurados não apenas hoje mas sempre...
Um bem haja pra todos vocês

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

A primeira actividade enquanto GJ

Combinamos às 14h15 em frente ao Refeitório Social, destino da nossa primeira actividade enquanto GJ da Paróquia. Estavamos algo nervosos e na espectativa do que iriamos encontrar. Mas aos poucos e poucos fomo-nos soltando e aproveitando o tempo lá passado.

Os utentes também foram muito amáveis, aceitando o que propunhamos de sorriso nos lábios e com curiosidade no olhar.

Começamos a tarde com o jogo da teia. Cada um pegava num pedaço de linha e apresentava-se ao grupo. No meio de alguma timidez lá fomos dizendo o nosso nome e o que nos trazia ali naquele momento. Depois, o jogo dos cubos, feito inteiramente pelos jovens, foi muito engraçado e serviu para quebrar o gelo e brincarmos uns com os outros. Acabamos a tarde a jogar loto o que não deixou de ser um bom momento, apesar de nessa altura já não estrarem todos os do início. Para nossa surpresa um dos utentes, o Sr. Artur fazia anos e além de cantarmos os parabéns improvisou-se um bolo e velas...foi especial.

Mas o até amanhã ficou...e notou-se que foi um até amanhã sentido e que certamente nos acolheram de braços mais abertos do que hoje. Por mim foi uma experiência bastante bonita que espero repetir, especialmente pelos jovens que tão entusiasticamente proporcionaram uma tarde diferente e mais animada aos utentes do refeitório. Vocês são os maiores. Tenho muito orgulho em vocês.

Um bem haja a todos os que nos receberam, até amanhã :)

domingo, 21 de dezembro de 2008

Natal

É curioso como com a aproximação do Natal vários pensamentos e sentimentos nos povoem o espírito...mas não aqueles que realmente importam nesta época!!

Não será o Natal uma época feliz, de esperança, de paz? Com certeza. Mas PORQUÊ?

É que palavras como "felicidade", "paz", "solidariedade" por vezes soam como cliché...O Natal só é especial pela celebração de um NASCIMENTO, mas não de um bebé qualquer, do filho de Deus, JESUS.

Ele é um exemplo para mim, um modelo de vida a seguir, e quanto mais o conheço mais apaixonada por ele me sinto. É isso que este Natal vou celebrar, o AMOR que nos une um ao outro e que me faz querer partilhar esta ALEGRIA com os outros. E é este sentimento que me faz sentir em PAZ e com vontade de DAR sem esperar nada em troca.

É por isto que para mim o Natal é tão ESPECIAL :)

E para ti? O QUE É O NATAL PARA TI?

Feliz Natal :)

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

O Advento

Olá amigos

Eu sei que já venho um pouco tarde para partilhar convosco a caminhada do Advento desde o ínicio, mas não poderia deixar de postar uma pequena reflexão.

Como bem sabeis o Advento é para nós cristãos, um momento de extrema importância, pois é altura de preparação, alegria, expectativa. Mas não esperamos pelas prendas, ou pela ceia, ou pela família reunida... esperamos sim o NASCIMENTO DE JESUS CRISTO.

"MARANATHA!! VEM SENHOR JESUS!" É tempo de espera e esperança...de atenção e vigilancia...de alegria e conversão - por isso devemos PREPARAR O CAMINHO DO SENHOR.

O advento é uma optima oportunidade para nos questionarmos sobre a nossa renovação, sobre os nossos valores, sobre a nossa fé, e porque não sobre a nossa motivação para estar no Grupo. Mas não de uma forma "deprimente", principalmente de forma a TE conheceres e a (re)descobrires Jesus.

Assim, deixo-vos aqui 2 questões: QUEM É JESUS? DE QUE FORMA O POSSO ACOLHER?

Até breve =)